O QUE É VÍRUS DE COMPUTADOR E OQUE ELES FAZEM.

   
          O vírus é um programa malicioso, funciona de varias formas e tomam varias ações que são inseridas no momento de sua criação por quem o programou.
          Algumas atribuições de vírus, computador lento, pois o vírus causa excesso de tráfego de rede ou ocupa a memoria e HD da sua maquina, a vírus que apagam ou alteram arquivos do usuário e prejudica o funcionamento do seu sistema operacional, qualquer dispositivo que possua um sistema operacional que permita gravar ou alterar arquivos pode ser infectado por vírus, Pc, Notebook, Netbook, Celular e outros.
Todo e qualquer tipo de vírus precisa ser executado para entrar em ação o simples fato de o seu antivírus detectar um vírus não é motivo de pânico ele pode ser eliminado sem danificar o funcionamento do sistema operacional.
Tipos mais comuns
          
          Cavalo de troia (Trojan)
         
          Malware que são programáveis para obter acesso remoto ao computador após a infecção, e após a infecção coletar dados e retransmitir a outro computador.
         
          Worm (Verme)
         
          É um vírus mais inteligente ele pode se espalhar rapidamente a outros computadores ou dispositivos de armazenamento por meio da internet ou rede local automaticamente.

          Spyware

          São vírus de espionagem que monitoram atividades dos usuários e capturam informações, ele vem embutido em programas de procedência duvidosa ou em freeware ou shareware.

          Keylogger

          São vírus em pequenos aplicativos tem a função de capturar tudo oque é digitado pelo usuário utilizado para capturar senhas e outras informações.
          
          Rootkit

          Um vírus muito perigoso pode ser usado para varias finalidades, oque o torna muito perigoso é a forma que é programado, pois dificulta sua detecção pelo antivírus e outros softwares e pode se camuflar em processos ativos da memoria e são de difícil remoção.
          Sua complexidade de desenvolvimento faz com que não seja muito popular e pouco numeroso.
   
          Ransomware
        
          É um vírus mais ousado após ser ativado, pode bloquear ou limitar ou permitir que o criador faça remotamente acesso a arquivos, pastas, aplicativos, unidades de armazenamentos ou até impedir o uso do sistema operacional, É como se o computador tivesse sido sequestrado.

          Dicas

          Muitos pensam que o fato de ter um bom antivírus em sua maquina é uma forma 100% eficaz de estar livre das pragas virtuais, o antivírus tem um papel importante, a prevenção é a forma mais eficaz veja algumas dicas.
          ° Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado
          ° Tome cuidado com os sites visitados os sites adultos são os que mais têm propagação de pragas virtuais.
          ° O mesmo cuidado tem que ser tomado em sites de redes sociais.
          ° Cuidado com os anexos e links em e-mails, se o remetente for desconhecido.

          ° Antes de baixar programas desconhecido faça um pesquisa ou procure informações em sites de downloads e veja os comentários de usuários.